Quando falamos em reforma ou construção existem dois lados: os que tem dor de cabeça e os que estão realizando o seu sonho de vida, mas acontece que nem sempre reformar ou construir pode ser aquele sonho que você assiste em séries ou vídeos no YouTube, por isso separamos 10 dias valiosas para você construir e reformar sem tem dores de cabeça e chateações durante sua jornada.
Hoje, o segmento de construção civil oferece diversas oportunidades para utilizar materiais sustentáveis, soluções inovadoras e otimização de tempo e redução de gastos.
1. Contrate mão de obra qualificada
A contratação de bons profissionais é a parte inicial de tudo. Nunca se esqueça daquele ditado “O barato sai caro”, sempre escolha profissionais com boas referências no mercado. Para pequenas reformas, como trocar um equipamento, pintar uma parede ou arrumar um encanamento, são pequenas coisas que podem ser feitas pelos próprios moradores, porém, caso seja um serviço maior ou que precise de um profissional especializado, a dica é seguir os passos da contratação. Ah, não se esqueça: Sempre faça tudo com muita segurança, leia os manuais, pesquise e veja vídeos na internet, até porque, a pandemia liberou o nosso lado construtor, então nada melhor que reformar nossa casa nos tempos livres, não é mesmo?
2. Planejamento
O planejamento é uma das partes fundamentais para evitar qualquer dor de cabeça que você terá no futuro, antes de tudo, você precisará colocar no papel o quanto você irá investir para sua obra ficar finalizada, qual valor em cada etapa da construção, tudo deve ser levado em consideração, desde a mão de obra do profissional, até uma caçamba de entulhos. É muito importante você estar presente durante toda a obra, para acompanhar todos os passos, assim, você poderá avaliar o trabalho e caso precise fazer alguma modificação você terá um tempo hábil para se reprogramar. Lembrando que é sempre bom ter um projeto, pois ao contrário que dizem, o projeto ajudará você economizar.
3. Localização / Valorização do Imóvel
É necessário que você analise bem o cenário aonde o imóvel está inserido, nunca deixe de analisar os principais pontos de acesso, localização, vias de acesso, acessibilidade, pontos de referência, transporte, segurança do local, bairros próximos, comércio e pontos locais. É sempre bom fazer um comparativo do local de forma escrita, anote todos os pontos fortes e fracos e coloque na balança o resultado final.
Obras bem localizadas, tendem a ter um valor maior do mercado imobiliário, a valorização do imóvel é muito importante, bairros próximos de tudo, seguros e com transporte fácil tendem a ter uma valorização melhor. Sempre pense no futuro, nem sempre ficamos no mesmo lugar, não é mesmo? Uma casa bem valorizada garante um uma boa venda.
4. Orçamento, pesquisa de preços e negociação
Tenha em mente o valor que você deseja investir, após determinar, é necessário procurar orçamentos. E uma das dicas mais importantes no segmento da construção civil é: Negocie.
Não tenha medo ou vergonha de pedir descontos, barganhe, peça descontos à vista, Pix, pergunte condições de 30/60/90 dias, opções de parcelamento no cartão de crédito, procurando sempre o máximo de condições e detalhes sobre os produtos que for orçar, não esquecendo também do valor do frete, que por muitas vezes é uma surpresa no final da compra. Uma dica de ouro é sempre pedir no mínimo 3 orçamentos do mesmo produto em lugares variados, assim, você terá mais controle do que comprar e aonde comprar. Também sempre procure por fabricantes, fornecedores e ponta de estoque, com certeza você economizará muito.
5. Fique de olho nas tendências
Fique aberto de novas tendências no mercado, pesquise por novos sistemas, estruturas e novos materiais. Participe de feiras e exposições para conhecer todas as novidades. A internet também está cheia de dicas sobre tendências, vale a pena conferir.
Em outra postagem no blog, publicamos um guia sobre a Trelifácil®, uma inovação para lajes que garante a redução de até 81% do peso no transporte, armazenagem, movimentação e montagem das lajes. Redução dos prazos de execução e custos operacionais da obra. Acesse a postagem para conferir: https://www.ferroeacorossetti.com.br/2022/02/23/trelifacil/
6. Limpeza é tudo! Deixe o seu canteiro de obras organizado
Começou a obra? Não se esqueça de deixar tudo organizado! Um local com sujeira, produtos fora do lugar e ferramentas espalhadas apenas atrasam e podem causar acidentes. Ao final do dia, deixe organize tudo no seu devido lugar e tire o lixo. É muito importante ter uma caçamba para você ir recolhendo o entulho da obra, normalmente a média para o aluguel de uma é entre R$120 a R$350.
7. Decoração para dar um charme
Não tem nada melhor que passar por todas as etapas da obra e chegar na decoração. Deixe a sua criatividade viajar e criar asas, explore as cores e materiais. Invista em uma boa iluminação, ela trará conforto e harmonização para os ambientes. Não deixe de lado também as plantinhas, eles deixam o ambiente mais charmoso e deixam o ambiente muito mais leve.
Construir e reformar não é fácil, porém, com muita dedicação e organização você conseguirá tirar esse sonho do papel! Não se esqueça, um bom planejamento é o caminho para o sucesso! Quer mais dicas sobre construção? Não deixe de conferir a nossa Web Série Passo a Passo da Construção, com muitas dicas para você aproveitar!