Você sabe o que é Economia Circular? Essa é uma pergunta que foi feita na primeira matéria do blog da Rossetti, você pode conferir clicando no link: https://www.ferroeacorossetti.com.br/2021/07/23/5638/
Agora que você conhece alguns conceitos da Economia Circular, vamos avançar um pouco mais e definir o que é o processo de logística reversa dentro desse ciclo.
Por incrível que pareça, a logística reversa não está ligada apenas na devolução de itens que você não quer mais ou que simplesmente deseja trocar, ela é muito maior que isso, e para entendemos precisamos ver como a cadeia de distribuição funciona hoje:
Na natureza existe um ecossistema, uma interação entre si, dentro de uma cadeia alimentar, sempre um ser vivo se alimentando de outro, os nutrientes voltando para o solo e assim existindo um controle e equilíbrio contribuindo para a diversidade dentro desse ecossistema. Tudo trabalhando em prefeita harmonia.
IMAGEM: Cola da Web
Já nós, seres humanos, intervemos neste ecossistema: extraímos, produzimos e descartamos, poluindo, desmatando e impactando negativamente o meio ambiente, pois poucas vezes reciclamos ou renovamos itens.
Um exemplo claro que podemos citar são os aparelhos celulares, que seguem uma linha linear, quando um novo modelo é lançado temos o descarte de aparelhos considerados como “obsoletos”, mas sem um critério de recolher os aparelhos antigos para reaproveitamento, e o mesmo ocorre com diversos eletroeletrônicos como TV´s e outros eletrodomésticos. É válido lembrar que esse ciclo não é apenas impulsionado por lançamentos, mas também por trocas devido problemas nos equipamentos que ao quebrar precisam ser substituídos por outro.
Esse processo faz com que utilizamos recursos finitos, que na maioria das vezes coloca no meio ambiente resíduos tóxicos e a longo prazo essa conta não fecha.
E agora, como funciona a logística reversa?
Para entender melhor, dentro da economia circular temos dois ciclos possíveis para que produtos voltem a circular em forma de matéria prima: o Ciclo Técnico para a reutilização de produtos, embalagens e bens materiais como insumos, seguindo a linha: Descarte – Coleta – Reciclagem – Produção e consumo; e o Ciclo Biológico que permite a recirculação através de material biodegradável.
Atualmente, já existem medidas e decretos para que as empresas sejam incentivadas a praticar a Logística Reversa. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 regulamentada pelo Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010 e é definida como:
“Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”
A política abordada dentro do decreto da Política Nacional de Resíduos Sólidos é focada para os produtos de Pós-consumo, o consumidor leva para casa, consome e depois faz a devolução para que novos produtos possam ser feitos com base no material devolvido.
Após toda essa definição apresentada sobre a Logística Reversa, você sabia que o AÇO é o material mais reciclado no mundo?
De acordo com o relatório de AÇO & SUSTENTABILIDADE 2020 do Instituo Aço Brasil, somente em 2019 foram reciclados cerca de 8 milhões de toneladas de sucata de aço, isso tudo sem perder sua qualidade. O Aço está totalmente ligado na economia circular, trazendo benefícios econômicos, sociais e ambientais à sociedade.
IMAGEM: Instituto Aço Brasil
Então como podemos observar, o Aço é um material presente em todos os lugares, desde a esponja de aço até um foguete com destino a lua, e o melhor de tudo: reciclável.
A ArcelorMittal além de ser líder mundial na produção de aço do planeta, é também uma das líderes mundiais em reciclagem de sucata metálica. Todo material coletado passa por todas as etapas de reciclagem, transformando-as em produtos novos, prontos para serem utilizados no seu dia a dia, como: arames, vergalhões, cercas e vários outros produtos que você pode conferir no nosso site: https://www.ferroeacorossetti.com.br/
Quer saber como a ArcelorMittal tem cuidado da sucata metálica? Acesse o site e conheça mais: https://brasil.arcelormittal.com/sucata-metalica