A Energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir do calor e da luz solar, podendo ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar nas placas solares, maior será a quantidade de eletricidade produzida
Considerada uma fonte de energia alternativa – que diferentemente das energias convencionais não utilizam derivados de petróleo e outros combustíveis fósseis para geração de energia – a energia fotovoltaica gera menos impacto ambiental, principalmente em relação às emissões de dióxido de carbono, maior responsável pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas que vivemos, sendo ainda considerada renovável, limpa e sustentável por utilizar um dos recursos mais abundantes do planeta: a luz do Sol.
A geração da energia fotovoltaica parte da captação da energia solar por painéis solares, que após capturar, converte a luz solar em energia elétrica por meio de inversores. Esta instalação é amplamente utilizada em projetos comerciais e residenciais por oferecer importantes benefícios ao planeta e à economia, como pequeno impacto ambiental e manutenção da preservação do meio ambiente. Com isso, investimento na geração de energia fotovoltaica, como fonte renovável, é considerada a alternativa mais adequada para que as gerações futuras recebam um planeta mais limpo e sustentável, com o mínimo de interferências ambientais.
O Brasil apresenta grande potencial na geração de energias de fonte alternativa, como por exemplo as hidroelétricas instaladas em todo território nacional, porém com a crise hídrica que vem se apresentando gradativamente desde o início do século, a alternativa fotovoltaica vem se tornando uma importante alternativa para aplicações particulares e também na geração e energia em usinas de energia solar fotovoltaicas e usinas termos solares, sendo necessário para ambas alternativas um estudo detalhado da intermitência inerente ao tipo de geração devido aos períodos com insuficiência de luz solar, a fim de desenvolver um planejamento com maior acuracidade na complementação de sua segurança energética. A seguir apresentamos alguns fatores que indicam a viabilidade na energia solar para residências e instalações comerciais e industriais:
- Fonte de energia alternativa renovável, que além de não se esgotar, contribui com a preservação do meio ambiente;
- Painéis apresentam alta durabilidade (até 25 anos) e são recicláveis;
- Baixo custo de instalação e manutenção, além da economia gerada pela substituição à energia tradicional;
- Tecnologia que vem se atualizando a cada ano;
Alto potencial desta matriz energética em todo o território nacional;