Nossa unidade na cidade de Gante, na Bélgica, inclui um grande edifício administrativo e a usina integrada. A uma pequena distância encontra-se o Centro de Estruturas de Metal (MSC), que abriga parte da divisão de P&D Global da ArcelorMittal. Para mostrar novos aços e soluções ArcelorMittal, foi intensificado um projeto que usa os nossos produtos inovadores de forma mais atraente.
A utilização dos produtos começou há mais de cinco anos, quando o novo edifício do MSC foi construído. A instalação é utilizada para desenvolver e testar novos aços, revestimentos altamente eficientes, técnicas revolucionárias de conexão e aplicações futuristas do aço.
Interior xcellook® estético
Além de uma parede característica com Indaten® e revestimentos de tetos com Aluzinc®, o prédio MSC faz uso extensivo do xcellook®.
Uma alternativa decorativa e econômica para o aço inoxidável, o xcellook® é produzido na ArcelorMittal Gante. Ele é projetado especificamente para aplicações internas, onde a qualidade estética é a chave.
“Todos os produtos no prédio do MSC estão instalados há, pelo menos, cinco anos e ainda estão ótimos. Isso demonstra aos clientes que nos visitam que trabalhamos em cenários da vida real e de alto uso”, diz Geert Van Heirseele.
O interior do elevador 2, no prédio do MSC, foi completamente revestido com xcellook® e mostra seu caráter corporativo, liso. Depois de anos de movimentação de pessoas e entregas de produtos, o elevador ainda parece tão novo como quando inaugurado.
O xcellook® também foi utilizado na parte frontal de um balcão do refeitório, instalado no prédio principal da administração da fábrica. “O xcellook® é ideal para uso em aplicações alimentares onde não há contato, como portas de geladeira, frentes de balcões e armários”, observa Geert. “Mesmo depois de dois anos de uso muito intenso, ele ainda tem aparência bonita, como o aço inoxidável. A resistência a riscos foi totalmente comprovada e, graças à sua resistência à impressão digital, a superfície é muito fácil de limpar. Esta é uma grande vantagem em relação ao aço inoxidável normal. Todos esses benefícios têm custo acessível”.
Outra aplicação para o xcellook® pode ser vista na sala de conferência do edifício administrativo, onde foi usada para revestir o suporte do orador. “Usar o xcellook® aqui acrescenta sofisticação e, ao mesmo tempo, demonstra o orgulho que temos dos nossos produtos”, diz Geert.
Durabilidade ao ar livre
Geert também está muito entusiasmado com o xcellook® Outdoor, que foi usado para revestir um novo prédio de recepção na área de estacionamento de caminhões: “Este é um novo produto, ainda em desenvolvimento. O prédio nos oferece uma excelente oportunidade para mostrar aos nossos clientes a aparência muito agradável do xcellook® Outdoor e demonstrar sua durabilidade!”
Proteção de auto-regeneração em exibição
Em melhorias recentes na infraestrutura da usina ArcelorMittal Europe, foi usado o revestimento Magnelis®, que é durável e auto-regenerativo. “O novo deck do telhado é feito com Magnelis®”, observa Geert. “A ideia veio da própria equipe da fábrica. Eles souberam das propriedades únicas do Magnelis® e viram a oportunidade para instalá-lo no local. É muito positivo ver que nossas equipes estão bem informadas sobre as vantagens da Magnelis® e que ele está sendo usado em mais projetos”.
Um novo transportador, que leva matérias-primas do depósito para o alto-forno, também foi construído. A estrutura do transportador e o seu teto protetor são feitos com aços estruturais revestidos em Magnelis®. “O uso do Magnelis® assegurará que a estrutura possa suportar o desgaste promovido pelas partículas finas, geradas na medida em que os materiais são transportados ao longo da correia transportadora”, explica Geert. “O Magnelis® se auto-repara nas bordas cortadas, assegurando que o aço subjacente seja protegido da corrosão”.
O novo telhado de aço Magnelis® faz pleno uso do efeito auto-regenerativo
O Magnelis® também foi utilizado no telhado da nova linha de galvanização da ArcelorMittal Gante. O novo teto de aço consiste é feito de placas revestidas em Magnelis® ZM310, que depois são colocadas no topo do edifício. Outras camadas de isolamento e membranas de impermeabilização são adicionadas para tornar o telhado completamente estanque.
“O Magnelis® foi escolhido, pois é necessário perfurar ou cortar o aço em alguns locais para permitir que o isolamento e as camadas de membrana sejam fixadas”, observa Paul Vermeire, gerente de compras da unidade. “Como o Magnelis® pode se auto-regenerar nas bordas cortadas, não há risco de corrosão. Ele suporta o ambiente industrial e úmido, e a condensação que se forma na parte inferior do deck de aço. Juntas, essas propriedades fazem do Magnelis® a solução perfeita no longo prazo”.
Magnelis® resiste ao ambiente agressivo da usina
O aço revestido Magnelis® foi usado para fabricar os postes de iluminação implantados em toda a unidade há dois anos. Uma nova grade de ventilação Magnelis® também foi instalada acima do laminador a quente. Este ambiente é extremamente agressivo. As grelhas Magnelis® substituem as versões de alumínio, que se degradaram significativamente no ambiente severo.
A estrutura de um novo edifício na fábrica foi revestida com Magnelis® para garantir uma longa vida útil. Como o Magnelis® se auto-regenera, não foi preciso adicionar proteção contra corrosão às fixações, isso permitiu que o prédio fosse construído em tempo recorde.
“O Magnelis® foi escolhido por dois motivos: sua excelente durabilidade e porque não requer pintura, mesmo no ambiente industrial agressivo da usina”, observa Geert. “Isso reduz significativamente os custos de manutenção, já que a solução anterior precisava ser pintada a cada um ou dois anos”.
Novas melhorias estão programadas para o uso de produtos ArcelorMittal na usina de Gante.